31 agosto, 2011

CURIOSIDADES

História dos Animes: http://orbita.starmedia.com/neolands/hanime.htm

VOCABULÁRIO:
- ANIME
Animes são "desenhos japoneses" ou "animações japonesas", para os otakus mais exigentes, em que um dos mais conhecidos no Brasil é Dragon Ball; fazem sucesso no país e no mundo. A variabilidade de gêneros é enorme, e há vários em que existe a mistura de vários elementos, como comédia e romance (ex. School Rumble e Ranma ½), comédia e luta (ex. Hajime no Ippo e Dragon Ball), e acho que conseguiram perceber, na maioria das vezes a comédia está envolvida no enredo, seja pouco ou muito.
Por possuir um grande público no Brasil, existem muitos Fansubbers que praticam o grande feito de trazer os animes que provavelmente nunca aparecerão na TV aberta, para os fãs que tem acesso à internet.

- Anime ou Animê? (nota: texto original/fonte em pt-br)
Muitas pessoas têm dúvida se o certo é Anime ou Animê, mas por incrível que pareça, os dois modos estão corretos. Animê, é como se fala no Japão (geralmente as palavras são oxítonas), e lá o termo é utilizado para designar qualquer desenho; Anime, é como a maioria fala no Brasil, em que o sentido é um pouco diferente do que no Japão, pois aqui, Anime é uma animação exclusivamente japonesa.

- MANGA
Mangá é uma história em quadrinhos japonesa em que se lê do modo oposto ao que estamos acostumados; por exemplo, se começa a ler das páginas da direita para a esquerda, assim como os quadros e os balões de diálogo. Existem muitos títulos de mangás no Japão, porém somente os melhores, ou mais conhecidos, chegam ao Brasil e a outros países oficialmente. Para a alegria dos otakus brasileiros, existem os scanlators, que traduzem os mangás japoneses e disponibilizam gratuitamente na internet.

- OVA
Ovas (original video animation) são pequenos filmes ou episódios com um tempo um pouco maior, que geralmente (nos animes mais antigos) mostram a história do(s) personagem(ns) principal(is) antes do início do anime. Um exemplo: Os ovas do Samurai X mostra como ele conseguiu as suas duas cicatrizes no rosto.
Atualmente os ovas estão sendo bastante utilizadas para continuação de grandes animes, como o famoso Cavaleiros do Zodíaco Saga de Hades e Inferno.
Existem ovas que servem apenas para acabar de forma mais alegre ou algo do gênero um anime, como por exemplo o ova de Elfen Lied, foi como um episódio perdido, que envolveu bem mais comédia que no resto de sua história, mas parece que não alcançou a espectativa dos fãs brasileiros.

- OTAKU
No japão, o termo otaku é usado para designar uma pessoa realmente fanática por mangás e animes, e muitas vezes a palavra tem um certo sentido pejorativo. No Brasil ocorre o contrário, pois a palavra é utilizada para se dirigir a algum fã de mangás e animes, em que muitos têm orgulho de se considerarem otakus, apesar da grande repressão psicológica que muitas vezes sofre por ser chamado de "criança" ou algo do gênero por assistir desenhos. Esse é o motivo de muitos otakus brasileiros não gostarem que animes sejam considerados desenhos normais, mas sim animações japonesas, que na maiora das vezes são levadas como obras que têm enredo, traços, e animações superiores a de qualquer outro país.

- COSPLAY
O cosplay é quando uma pessoa se utiliza de roupas e acessórios, geralmente encomendados, para se "transformar" em sua personagem favorita. No Brasil, o cosplay ocorre bastante nos eventos de mangás/animes, em que os fantasiados são denominados cosplayers. Tal ato está se tornando bastante comum atualmente, já que com a internet os otakus formam grupos e perdem parte da vergonha de se vestirem de uma forma bem incomum no ocidente. Outro fator que está auxiliando para o aumento do número de cosplayers no país são os concursos de cosplay, em que na maioria das vezes é realizada em algum evento.

- Shounen 
Shonen em japonês significa garoto, já em relação aos animes e mangás tem um significado mais abrangente. Obras caracterizadas como Shonen (histórias voltadas para pessoas do sexo masculino, porém podem ser vistas por garotas e geralmente também, por qualquer idade) na maioria das vezes deixam os sentimentos um pouco de lado e prezam bastante a amizade e a atividade em equipe, em que o objetivo sempre pode ser alcançado com trabalho duro. O enredo quase sempre mostra cenas de ação e até mesmo de semi-nudez das personagens femininas, prezando bastante a comédia.
No Japão, a mais conhecida das revistas que publicam mangás do estilo Shonen é a Shonen Jump, bastante conhecida por já ter publicado Dragon Ball, e atualmente (2006/2007), Naruto, Bleach e One Piece.

- Shoujo 
Do japonês moça, o termo Shoujo designa animes e mangás voltados para o público feminino, porém, não somente a ele. Geralmente apresentam histórias de romance e um pouco de comédia, em que as personagens quase sempre são da mesma idade do público alvo, os adolescentes. As mais conhecidas obras Shoujos no Brasil provavelmente são Sailor Moon e Sakura Card Captors, ambas exibidas na TV aberta.

- Hentai
Hentai é uma espécie de animes ou mangás eróticos. No Japão é muito comum e existem diversos títulos de hentai, e que geralmente passam na TV no horário da madrugada. No Brasil dificilmente se vê algum hentai que foi para a TV (o único foi "Lenda do Demônio), mas graças à internet, muitos têm acesso ao conteúdo através dos vários sites específicos para o gênero. Existem ainda os Doujinshis, que são versões hentai de vários mangás conhecidos, como por exemplo, CC Sakura, Dragon Ball, Evangelion, Love Hina, etc.
Pelo crescimento dos amantes de hentai no país, está começando a surgir fansubbers e scanlators focados apenas a traduzir/legendar hentais e doujinshis.

- Yaoi 
O termo Yaoi foi criado para designar obras não-oficiais, como por exemplo os doujinshis, que continham elementos homossexuais entre homens. Assim como as autoras, o público alvo é o de mulheres jovens e de meia-idade, porém, nada impede que homossexuais e os garotos também tenham interesse pelo gênero, já que as histórias geralmente são bem boladas e contém comédia (exemplo: Gravitation). Ainda assim, os Yaois sofrem grande preconceito, principalmente pelo público Shounen.

- Yuri
Do japonês, Yuri "amor de meninas". A palavra é usada para identificar obras que descrevem relações românticas entre mulheres.
Uma derivação é o Shoujo-ai, que teria um conteúdo mais leve do que os mangás/animes Yuri.

- Tokusatsu
Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinónimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras.
Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector e muitos outros.

[ Fonte: http://www.an-house.net/ (INFOS)]

- Manhwa
Manhwa é um termo geral coreano para designar histórias em quadrinhos, ilustrações e animações. Fora da Coréia, o termo se refere especificamente a histórias em quadrinhos da Coréia do Sul.

O termo Manhwa é uma cognata com o Mangá Japonês e o Manhua Chinês. Um desenhista de manhwa é chamado de Manhwaga.

Ao contrário de outras publicações orientais, a leitura do Manhwa é feita de maneira ocidental, da esquerda para direita, devido a forma de escrita do hangul.

Animações baseadas em Manhwas ainda são relativamente raras. Entretanto, é bastante comum adaptações para telenovelas e filmes. A versão animadas dos desenhos coreanos é chamada de Han-guk Manhwa Aenimeisyeon ou simplesmente Aenimeisyeon.

Gêneros de Manhwa
- Sonyung: destinado a garotos (equivalente ao Shōnen dos mangás)
- Sunjeong: destinado a garotas (equivalente ao Shōjo dos mangás)
- Tchungnyun: destinado a jovens adultos (equivalente ao Seinen e Josei dos mangás)

- ONA (Original Net Animation) [ ler ]

- AMV (Anime MUsic Video) [ ler ]

- Reviews

- Fansubber

- Fandubber

- Scanlator

- Live Action

- Dorama

- MV (Music Video)

Géneros de ANIMES/MANGAS:
Há vários termos japoneses que definem géneros, tanto de ANIME como de MANGA:

- shoujo: são voltados para um público feminino jovem.
- mahou shoujo: caracterizados por garotas com poderes mágicos.
- shounen: são voltados para um público masculino jovem.
- seinen: animes voltados para adultos e adolescentes masculinos.
- josei: animes voltados para adultos e adolescentes femininos.
- kodomo: japonês para "criança", são voltados para crianças menores.
- mecha: animes caracterizados por robôs gigantes.
- ecchi: japonês para "indecente". O nome origina-se da leitura da letra H em inglês. Contém humor sexual bem moderado.
- hentai: japonês para "tarado" ou "pervertido", usado para descrever animes pornográficos. No entanto, no Japão os termos usados são Poruno ou Ero.
- kemono (animais)
- futanari (hermafroditas)
- rorikon (crianças - adolescentes femininos)
- shotakon (crianças - adolescentes masculinos)
- yaoi: homossexualidade masculina
- shounen-ai: romance entre personagens masculinos.
- yuri: homossexualidade feminina
- shoujo-ai: romance entre personagens femininos.
- ero (adultos): no oriente Ero é conhecido como Hentai, assim Hentai é conhecido Ero.

Os seguintes não são géneros propriamente ditos, mas característica bastante presente em tais desenhos:
- bishounen: japonês para "garoto bonito", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos e homens bonitos.
- bishoujo: japonês para "garota bonita", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas e mulheres bonitas.

Outros géneros paralelos aos ocidentais são:
aventura, ação, ficção científica, comédia, desporto, drama, fantasia e romance.
Há ainda temas que se repetem várias vezes:
escolares, demónios, artes marciais, magia, terror, sobrenatural, harem, slice of life, ...